Todos os materiais de revestimento sofrem agressões químicas e físico-mecânicas em seus vários ambientes de aplicação nas edificações. Até os materiais rochosos naturais, mais resistentes, podem sofrer desgaste abrasivo, perda de resistência mecânica, manchamento e outros processos, designados como patologias dos revestimentos.
Essas patologias não são usualmente decorrentes de problemas da própria rocha, mas de sua inadequação aos ambientes desejados e sobretudo de técnicas e produtos também inadequados de aplicação dos revestimentos. A maior parte das patologias pode ser evitada pela adoção de técnicas e produtos de assentamento corretos.
Este guia de aplicação permite selecionar os tipos de produtos mais recomendados para fixação, rejuntamento e impermeabilização dos revestimentos, envolvendo pisos internos e externos, paredes internas e externas, além de pisos elevados e fachadas aeradas/ventiladas.
As condições dos ambientes de aplicação também são consideradas, discriminando-se revestimentos submetidos a molhagem eventual, molhagem frequente ou umidade ascendente, bem como o uso de selantes para a face e bordas das placas, e vedantes para tardoz. As notas explicativas apresentadas auxiliam o entendimento de algumas particularidades dos ambientes e produtos de aplicação em referência.