As três variáveis tecnológicas mais importantes para a seleção de rochas destinadas ao revestimento de pisos e paredes convencionais, bem como de tampos e bancadas, incluem o índice de absorção de água, a resistência ao desgaste abrasivo e a resistência à flexão/módulo de ruptura. A absorção de água pode ser combinada ao desgaste abrasivo para seleção de pisos convencionais. Se combinadas a absorção de água com o módulo de ruptura, pode-se selecionar materiais para paredes convencionais e tampos/bancadas em geral.
Este guia apresenta uma metodologia simplificada de seleção de rochas para edificações residenciais, lobbies, halls, salões etc. que, de maneira geral, constituem obras de mais baixa complexidade construtiva. Nessas situações, a seleção das rochas de revestimento pode prescindir de outros parâmetros tecnológicos exigíveis para obras de maior porte.
Não é necessária a discriminação do tipo de rocha (granitos, mármores, quartzitos e outros) para se fazer uso da proposta simplificada de seleção de rochas e seu aplicativo. As notas explicativas apresentadas pontuam algumas observações úteis para os ambientes enfocados.